Empreendedorismo

Como aproveitar as verdadeiras oportunidades da Black Friday?

como-aproveitar-as-verdadeiras-oportunidades-da-black-friday

Antes de começar, eu queria trazer para vocês um pouquinho de história. 

A Black Friday não tem data fixa, por que ela sempre acontece depois do feriado de ações de Graça nos Estados Unidos. Que é um feriado extremamente importante para os americanos.

O objetivo do comércio americano é oferecer descontos realmente vantajosos, podendo chegar a 90% de desconto em determinados produtos. É o maior dia de compras nos Estado Unidos.

Então, existe todo um preparo para que o dia seja realmente um fenômeno! Algumas lojas chegam a fechar um dia antes para organizar os estoques e deixar a loja pronta para o volume de pessoas que irão receber.

A Black Friday só se tornou a data de “maior compra" do ano em 2001. Apesar de já existir de forma substancial desde a década de 1990.

Por conta do sucesso, os comerciantes do mundo todo começaram a adotar, esse evento comercial de vendas com desconto, em novembro.

No Brasil, como em muitos outros países, não existe o dia de ação de graças. Então, nós simplesmente seguimos o calendário dos Estados Unidos e fazemos a nossa Black Friday geralmente na última sexta-feira do mês de novembro.

E vamos além. Geralmente fazemos a promoção no final de semana inteiro para evitar tumultos.

Quais as vantagens para os empreendedores?

Alavancar as vendas de final de ano, poder colocar o que está se acumulando no estoques com preços mais competitivos e fazer um fluxo de caixa interessante para pagamentos à vista.

Eu mesma, quando tinha as minhas lavanderias, usava a data para fazer promoções relâmpago e levantar valores, que ajudavam a pagar as contas de final de ano, de forma mais folgada.

Agora, olhando do ponto de vista do consumidor, o que comprar na Black Friday que com certeza terão preços diferenciados?

  • itens de moda,
  • eletrodomésticos (mas tem que pesquisar antes),
  • pacote de viagens, celular,
  • computador,
  • entre os serviços pense o que você costuma fazer uma vez por ano e verifique se o seu fornecedor vai participar da Black Friday.

Eu, por exemplo, costumo cuidar das coisas da casa (lavar cortina, tapetes, sofás) tudo no final do ano para deixar a casa pronta para o próximo ano que vai começar.

Essa época, eu consigo um bom desconto se pagar à vista. Então, depende de você se organizar, para aproveitar o que realmente é importante para você.

No ano passado, eu vi escola fazendo promoção de Black Friday para os pais que quisessem pagar o ano escolar antecipado. Então pense nisso se você tem filhos.

Vi salão de beleza vendendo pacotes de manicure, de escova e tintura para os meses que restavam do ano.

Tem muita coisa que pode ser aproveitado, mas você precisa estar focada e identificar se o que você quer vai estar na Black Friday. Assim você não perde tempo e vai entrar em contato com o que realmente importa.

Alguém tem alguma dúvida sobre a Black Friday? Coloca aqui nos comentários que eu faço questão de responder!

crédito:Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

0 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest