Como utilizar o 13º salário de forma inteligente?
Final do ano chegou e estamos ai com praticamente 45 dias para encerrar o ano. Passa rápido, né?
É possível que você esteja prestes a receber a primeira parcela do seu 13º salário.
Essa é uma das perguntas que mais recebo das minhas clientes de consultoria:
O que fazer com o meu 13º salário? A pergunta parece fácil, mas existem algumas pegadinhas e eu estou hoje aqui para te alertar sobre elas.
Vou usar um exemplo específico para deixar claro o que eu chamo de pegadinha.
Você recebe a primeira parcela do 13º salário e pensa: vou usar para diminuir o valor do meu empréstimo (empréstimos de valores mais altos). Se você não tiver um planejamento para quitar o empréstimo em 2 ou 3 meses, essa não é a melhor saída.
Por que continuará incidindo juros sobre o restante do valor e ele vai voltar a ter, o valor igual ou maior, ao que você pagou.
O ideal é você ter o valor total e renegociar o valor da dívida. Nunca pague uma dívida sem tentar, ao menos, renegociá-la. Principalmente se você for quitá-la à vista.
Então, não pense que sempre é bom usar o 13º para diminuir o valor de dívidas, se você não tem condições de quitá-la em curtíssimo prazo.
Outra forma interessante de usar o 13º salário é usar pelo menos, 25% do valor para investir e fazer seu pezinho de meia. A melhor forma de fazer isso é usar a primeira parcela justamente para fazer isso.
Por que se você deixar para tirar da última parcela, você terá dificuldade de controlar e fazer sobrar para investir. Então, se você não quer se sabotar, está na hora de agir de forma inteligente e consciente e assumir esse compromisso com você.
Se você for receber a primeira parcela do 13º salário em novembro, você pode aproveitar os valores para comprar os presentes de Natal, mas nada de achar que só por que é Black Friday que você vai estar pagando menos.
Tem que pesquisar, fazer comparação com todas as lojas e se for algo bem caro, olhar inclusive lá fora, quanto custa o que você quer comprar.
Outra coisa importante para fazer com o 13º salário, é usar para pagar as despesas que aparecem no início do ano.
Minha sugestão é fazer uma lista com as despesas de IPTU, IPVA, Seguro do carro, matrícula escolar, material escolar etc, ver o que você pode quitar à vista, lembrando sempre de negociar um desconto pelo pagamento à vista.
Nossa inflação está com estimativa de encerrar o ano a 3,25%, então qualquer desconto acima de 5% está valendo muito a pena.
Bem, espero que as dicas tenham sido úteis e que vocês possam usar o 13º salário de forma mais eficiente e se sintam felizes por terem parado, planejado e usado o seu dinheiro de forma eficaz!
crédito: Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay
Gláucia Coutinho
Eu sou a Gláucia Coutinho, advogada, coach e especialista em finanças pessoais e investimentos. Sou apaixonada pelo comportamento humano e como ele pode ajudar ou prejudicar o nosso sucesso financeiro.