Blog, Empreendedorismo, Finanças para Mulheres, Mindset

Como utilizar o 13º salário de forma inteligente?

como-utilizar-o-13o-salario-de-forma-inteligente

Como utilizar o 13º salário de forma inteligente

Final do ano chegou e estamos ai com praticamente 45 dias para encerrar o ano. Passa rápido, né?

É possível que você esteja prestes a receber a primeira parcela do seu 13º salário.

Essa é uma das perguntas que mais recebo das minhas clientes de consultoria:

O que fazer com o meu 13º salário? A pergunta parece fácil, mas existem algumas pegadinhas e eu estou hoje aqui para te alertar sobre elas.

Vou usar um exemplo específico para deixar claro o que eu chamo de pegadinha. 

Você recebe a primeira parcela do 13º salário e pensa: vou usar para diminuir o valor do meu empréstimo (empréstimos de valores mais altos). Se você não tiver um planejamento para quitar o empréstimo em 2 ou 3 meses, essa não é a melhor saída.

Por que continuará incidindo juros sobre o restante do valor e ele vai voltar a ter, o valor igual ou maior, ao que você pagou.

O ideal é você ter o valor total e renegociar o valor da dívida. Nunca pague uma dívida sem tentar, ao menos, renegociá-la. Principalmente se você for quitá-la à vista.

Então, não pense que sempre é bom usar o 13º para diminuir o valor de dívidas, se você não tem condições de quitá-la em curtíssimo prazo.

Outra forma interessante de usar o 13º salário é usar pelo menos, 25% do valor para investir e fazer seu pezinho de meia. A melhor forma de fazer isso é usar a primeira parcela justamente para fazer isso.

Por que se você deixar para tirar da última parcela, você terá dificuldade de controlar e fazer sobrar para investir. Então, se você não quer se sabotar, está na hora de agir de forma inteligente e consciente e assumir esse compromisso com você.

Se você for receber a primeira parcela do 13º salário em novembro, você pode aproveitar os valores para comprar os presentes de Natal, mas nada de achar que só por que é Black Friday que você vai estar pagando menos.

Tem que pesquisar, fazer comparação com todas as lojas e se for algo bem caro, olhar inclusive lá fora, quanto custa o que você quer comprar.

Outra coisa importante para fazer com o 13º salário, é usar para pagar as despesas que aparecem no início do ano.

Minha sugestão é fazer uma lista com as despesas de IPTU, IPVA, Seguro do carro, matrícula escolar, material escolar etc, ver o que você pode quitar à vista, lembrando sempre de negociar um desconto pelo pagamento à vista.

Nossa inflação está com estimativa de encerrar o ano a 3,25%, então qualquer desconto acima de 5% está valendo muito a pena.

Bem, espero que as dicas tenham sido úteis e que vocês possam usar o 13º salário de forma mais eficiente e se sintam felizes por terem parado, planejado e usado o seu dinheiro de forma eficaz!

crédito: Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

0 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest