Blog, Finanças para Mulheres

O segundo semestre chegou. E agora?

o-segundo-semestre-chegou-e-agora

Você já tem suas metas para o segundo semestre?

 Você é daquelas pessoas que todo dezembro fazem uma lista com metas para o ano novo? Se sim, como são essas metas ? Atingíveis? Ousadas? Relevantes? Mensuráveis? Com prazo? É hora de pensar nas metas para o segundo semestre!

Bom, metade do ano já foi e enquanto muita gente se desespera pensando que logo chega o Natal e não vai dar tempo de realizar nada, há quem aproveite para fazer um balanço do primeiro semestre e para se programar (ou reprogramar) para cumprir as metas para o segundo semestre de 2018, seja empreender ou fazer crescer o seu negócio, seja pedir demissão ou ganhar um aumento de salário, seja comprar uma casa ou fazer aquela viagem do sonho, seja ter um filho ou passar num concurso público, seja criar um jardim ou ter um cachorro.

O tamanho e a quantidade de objetivos não importa. O que realmente importa é a sua disposição para cumpri-los. Afinal de contas, temos ainda outros cinco meses para repactuar metas do segundo semestre, criar novos desafios e nos dedicar para alcançar nossas promessas. Não é pouca coisa, nem pouco tempo. Tudo depende da perspectiva que você vê isso. Em vez de olhar pra trás e se cobrar pelo que não conseguiu fazer, olhe pra frente e pense em todas as possibilidades que você tem para realizar seus sonhos pessoais e profissionais.

Quer um conselho? Recupere a sua lista do ano passado e faça esse balanço das suas metas, reavaliando as prioridades, analisando possíveis mudanças, incluindo novos projetos e ideias, recalculando as rotas e fazendo os devidos ajustes. Afinal, você não contava com aquela oportunidade que apareceu no mês passado ou aquele imprevisto que te impediu de cumprir os prazos, né?

Ao fazer essa revisão, repare se você detalhou bem os seus objetivos e os passos que precisa dar para realizá-los. Isso é muito importante. Confira se você já finalizou algum item da sua lista e comemore suas conquistas. Reforce, ou replaneje se necessário, o que falta alcançar e como fazer isso. Se você reparar que colocou uma meta muito ousada e praticamente impossível de cumprir, não tenha medo de reavalia-la e ampliar o prazo. Uma dica importante é dividir a meta ousada em várias metas menores. Assim, você consegue ir fazendo as coisas acontecerem sem tanta pressão. Não fica aquela sensação de que não evoluiu ao sair do lugar. Só não vale desanimar ou se desesperar porque ainda falta muita coisa. Acredite em você! Você vai conseguir! É justamente esse o propósito de parar um pouco para avaliar o que já foi feito e o que ainda pode ser feito em 2018.

Agora me fala: em qual time você vai ficar? Das pessoas que vão continuar na zona de conforto esperando o fim do ano pra saber se cumpriram suas metas ou das que vão aproveitar a oportunidade para gerar novas perspectivas para o segundo semestre?

0 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest