Blog, Finanças para Mulheres

Como você administra seu dinheiro?

como-voce-administra-seu-dinheiro

Como você administra o seu dinheiro?

Nunca estamos satisfeitos com o nosso salário. Sempre queremos mais!

O ponto é o quanto você está vivendo uma vida dentro do SEU padrão de vida. Isso mesmo, às vezes estamos vivendo na realidade de outra pessoa.

Vou contar uma coisa que acontecia comigo com frequência, logo que comecei a estagiar, no centro do Rio de Janeiro.

Todo dia eu almoçava com o pessoal do trabalho e ia com eles onde eles estavam acostumados a almoçar. Os restaurantes eram super legais, mas o meu vale refeição começou a acabar no meio do mês. Então, para continuar almoçando com eles, eu usava parte da minha bolsa(salário) para pagar os meus almoços.

Não preciso dizer que teve mês que eu praticamente não tinha dinheiro para passar o mês seguinte.

Para esclarecer, o valor que eles gastavam para almoçar representava de 1% a 2% do salário deles. Enquanto para mim, representava 70%, às vezes até 80%. Ou seja, eu estava vivendo uma realidade que não era a minha!

Por isso digo que a questão não é o quanto você ganha e sim como você gasta e investe seu dinheiro.

Grande parte desse meu problema aconteceu porque eu continuava a viver o padrão de vida que eu tinha. O padrão de vida de quando eu morava com os meus pais.

É claro, que quando a gente começa a trabalhar, a ganhar um salário de início de carreia, temos a tendência de continuar a gastar como éramos habituados pelo perfil de consumo dos nossos pais.

A realidade é que descobri que o custo para me manter no padrão de vida  que meus pais me criaram era alto demais.

DUAS SAÍDAS PARA LIDAR COM MEU DINHEIRO

A primeira era me adaptar ao meu novo salário. Que seria ajustar meus hábitos de consumo com um padrão menor de vida, de acordo com a minha nova realidade.

A segunda seria buscar ganhar mais para manter o meu padrão de vida que os meus pais vinham me dando.

O QUE EU FIZ

A primeira coisa intuitiva foi tentar adaptar o meu padrão de vida ao meu salário. Nossa, como eu ficava perdida com o meu dinheiro. Mesmo morando na casa dos meus pais e tendo o salário só para as minhas despesas pessoais (celular, baldas, locomoção) o dinheiro não era suficiente.

Bem, eu continuei almoçando com meus colegas de trabalho (porque eu aprendia muito nesses momentos de descontração), mas reduzi as vezes na semana.

Mesmo segurando as contas, eu decidi que precisava batalhar para crescer logo no meu emprego e ter condições de ganhar mais. E assim as coisas evoluíram naturalmente, com muita dedicação, controle e economias.

Não foi fácil, sair da vida “boa” que eu levava e muitas vezes nem reconhecia, mas foi possível. Além disso, me permitiu aprender a administrar meu dinheiro e crescer sem dívidas.

E você, está vivendo a sua realidade ou vive a realidade dos colegas de trabalho?

1 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

1 Comments

  1. Tesouro Direto para mulheres - workshop | Gláucia Coutinho
    20 março, 2019 at 8:04 pm

    […] você quiser ler um pouquinho sobre dinheiro eu deixo aqui um link para outros […]

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest