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Gestão do tempo: Como eu aprendi a economizar 300 minutos por mês

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Gestão do tempo: o desafio do século! Sendo assim, hoje vou falar como aprendi a economizar 300 minutos por mês.

Em março deste ano eu estive no Rio de Janeiro participando do evento Somos Mulheres Incríveis ao Vivo 2018, da minha mentora Amanda Costa. Foi um fim de semana realmente incrível onde eu conheci mulheres empreendedoras maravilhosas que estavam ali como eu. Todas buscando aprender mais sobre comunicação digital, marketing, cursos online, venda, produção de conteúdo e gestão do tempo.

Esse último tema me interessou muito, principalmente pelo jeito como foi apresentado, e hoje eu quero dividir com você o que eu aprendi na palestra da Renata Roncalli, coach de mães empreendedoras e criadora dos Programas Mãe S.A. e Mães Com Tempo.

Antes de mais nada eu quero dizer pra você que se uma mãe sabe gerenciar seu tempo e divide isso com outras mulheres, sejam elas mães ou não, já tem a minha atenção.

Mesmo não sendo mãe, eu acredito honestamente que se tem uma pessoa que precisa entender como dar conta do recado em apenas 24h por dia, essa pessoa é uma mãe!

 

Sobre a palestra de gestão do tempo

A chamada da palestra já começava assim:

E se alguém te contasse que é possível economizar 300 minutos por mês (no mínimo) tomando atitudes simples e aplicáveis a partir de agora?

Todo mundo queria saber a fórmula mágica, óbvio! 300 minutos são 5 horas! Ou seja, CINCO horas no mês que eu poderia ‘ganhar’ ou ‘deixar de perder’, dependendo do ponto de vista. “Uau! Eu poderia ir ao cinema ou ler um livro nesse tempo” – pensei comigo enquanto ela continuava com o seu raciocínio.

A conta é muito simples. São 10 minutos por dia, o que aparentemente parece pouco. Se somarmos, fazem toda essa diferença que eu citei no parágrafo acima.

Agora vem a pergunta: Como eu faço para economizar esses 10 minutos por dia sem comprometer minhas tarefas?

Calma! Não é fórmula mágica não. É apenas entender que você é dona do seu tempo e faz com ele o que você quiser (e se você quiser). É ter em mente que organizar o tempo, ter foco e deixar de fazer coisas desnecessárias faz toda diferença para uma jornada empreendedora mais leve e fluida.

 

Vou repassar aqui 2 dicas valiosas que a Renata passou na sua palestra:

1 – Não queira ser a pessoa mais produtiva do mundo

Isso mesmo! Pare de querer provar para todo mundo que você é super eficiente. Que dá conta do recado como se não houvesse vida fora do trabalho ou do seu negócio. Além disso, de que adianta esse monte de aplicativo e aulas online que te ensinam técnicas de gestão do tempo e produtividade, se ao final do dia você está um bagaço. Vai chegar uma hora que você vai se olhar no espelho e dizer: porque foi que eu comecei a empreender mesmo?

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca passou por isso! Além disso, todos à sua volta super satisfeitos, principalmente porque você conseguiu dar conta do recado, enquanto você está exausta e estressada.

Não é justo com você.

Não tente resolver o problema de todo mundo e tire 10 minutos (pelo menos) do tempo que você estaria fazendo isso para VOCÊ! Vá tomar um café na padaria, ligue para uma amiga, veja o trailer de um filme. O que VOCÊ quiser!

Ah, e não vale se sentir culpada depois, tá?

 

2 – Desligue as notificações do seu celular

Você já experimentou desligar as notificações do seu celular? Todas mesmo! Até dos grupos da família e dos amigos da faculdade!

Não, eu não estou falando que é para você parar de olhar seu email, seu whatsapp, seu messenger ou celular.

A sugestão aqui é apenas que elas não tirem a sua atenção quando você está focada em outras coisas. É ter o hábito de checar esses meios quando VOCÊ quer, pode e precisa. E não quando ELAS querem, podem e precisam.

Quando você para o que está fazendo para responder uma mensagem de um cliente, ou qualquer outra pessoa, você está trabalhando para que a agenda dela funcione, não a sua. Você está otimizando o tempo dela e não o seu.

Desligue as notificações. Pare de atender a agenda dos outros.

E lembre-se: quando é algo muito urgente, as pessoas ligam. Elas não mandam mensagens.

Percebeu como gerenciar o tempo vai muito além dos aplicativos e planilhas que controlam os seus horários? Antes de usar essas ferramentas (elas funcionam e ajudam) é necessário ter uma mudança de mindset, de comportamentos e hábitos.

Faça isso por você e tenha mais tempo para fazer as coisas que realmente importam no seu dia!

Se você gostou desse tema, tem outro artigo no blog sobre produtividade. Clique aqui para acessá-lo.

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Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

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