Blog, Empreendedorismo

10 conselhos para se tornar uma mulher de negócios de sucesso

10-conselhos-para-ser-uma-mulher-de-negocios

Está começando seu negócio e quer ser tornar uma mulher de negócios de sucesso? Então eu vou te ajudar.

Se conselho fosse bom, a gente não dava, a gente vendia’. Quem nunca ouviu (ou falou) esse ditado, né? E ele sempre vinha seguido de… conselhos!!!

Então hoje eu quero deixar algumas “dicas” para você que está começando o seu negócio ou pensando em empreender.

Seja uma mulher de negócio de sucesso

São 10 passos que eu considero super importantes para você conquistar o seu espaço como líder no seu mercado. Mais importante do que issose tornar uma mulher de negócios de sucesso.  São dicas de uma empreendedora para outra empreendedora!

E porque eu decidi escrever esse conteúdo?

Porque eu já recebi muito conselho bom na minha vida profissional, que me ajudaram muito, principalmente quando decidi empreender.  Além disso, minha intenção aqui é ajudar outras mulheres a se tornarem líderes, vamos começar do começo, certo?

1 – Mulheres de negócios e líderes femininas

Antes de mais nada, descubra quem são as mulheres de negócios, líderes femininas e personalidades que te inspiram. Acompanhe o trabalho delas, conheça suas histórias (seja pela internet ou por biografias em livros) e busque referências sobre elas.

A sugestão aqui não é só conhecer mulheres do seu mercado ou empreendedoras, mas também pessoas incríveis que te motivam com suas histórias de vida e superação, independente de área de atuação e época vivida.

2- Vida equilibrada

Aprenda de verdade a equilibrar vida profissional e vida pessoal a partir de agora. Esse conselho parece óbvio, mas sem isso você não conseguirá sair do lugar. E se você tem filhos ou trabalha em casa (ou as duas coisas), encontrar esse equilíbrio pode ser um pouco mais complicado, mas não é impossível. O importante é não desistir.

Aqui vale a pena criar um planejamento diário com todas as tarefas, separando o tempo que você se dedica à sua família e as horas que você precisa trabalhar, evitando misturar as duas coisas o máximo que puder.

3- Tempo para você

Tire um tempo só para você! Sim, porque uma mulher de negócios de sucesso e estressada, exausta e infeliz não tem sentido, né?

Cuide de você antes de cuidar dos outros e do seu negócio. Todos os dias separe um tempinho, nem que seja meia hora, para fazer o que gosta. Pode ser uma aula de dança, crochê (eu amo), tomar um café sem barulho, uma caminhada no parte, o que for. Isso fará toda a diferença na sua vida, acredite!

Quando você está bem física e mentalmente tudo flui melhor, você consegue criar mais, explorar seu potencial de forma mais intensa, criativa e estratégica.

4- Rede de apoio

Faça parte de (ou crie) uma rede de apoio e abuse da sororidade, que nada mais é do que mulheres se ajudando e crescendo juntas. No lugar de rivalidade e julgamentos, muita troca de experiências e apoio mútuo, parcerias e incentivo para prosperar. É um ganha-ganha incrível e valioso!

5 – Faça o que ama

Faça o que ama e ame o que faz. Não, isso não é uma frase de efeito. É o conselho de 10 entre 10 empreendedores e líderes de sucesso. Quando se faz com amor, todos em volta percebem e se contagiam com o seu propósito.

O resultado? Mais autoridade, mais satisfação, mais reconhecimento, mais clientes e mais sucesso.

6 – Seja autêntica

Seja você mesma e não tenha medo de se mostrar. Não tente imitar outras pessoas, fazer o que todo mundo faz. Isso pode funcionar por um tempo, mas a longo prazo é uma baita tiro no pé porque uma hora você não dará conta de representar um papel que não é o seu.

Autenticidade e honestidade são valores muito importantes que não devem ser ignorados. As pessoas querem o seu produto ou o seu serviço porque se conectaram com você, com o seu estilo de ser, falar e agir. E se você ficar se escondendo não vai conseguir mostrar para os outros todo o seu potencial, o seu carisma e o seu diferencial.

Vale a pena investir no seu marketing pessoal (escrevi um texto sobre isso, vem ver! – colocar o link aqui)

7- Estude seu mercado

Pesquise e estude o seu nicho, sempre. As coisas estão mudando muita rapidamente e novas ideias surgem a todo momento. Não que você precise trocar o seu ramo de atuação ou incluir um produto ou serviço só porque ‘está na moda’ e tem muita procura, mas eu recomendo fortemente que você fique sempre por dentro do que está acontecendo para ter novos insights e buscar inspirações.

Você pode se surpreender com essas descobertas!

8- Planejamento

Planeje, mas não esqueça de tirar as ideias do papel. Faça contas, anote todos os seus insights, invista em brainstorms, crie mapas mentais, abuse das planilhas e dos planners, monte cronogramas (de preferência com datas para cada ação) e se comprometa a colocar em prática tudo que tiver planejado.

Vá aos poucos, mas comece!

9 – Divulgue seu negócio (marketing)

Aprenda a fazer marketing comunique o seu melhor. Porque não adianta ter o melhor produto e a melhor prestação de serviço se ninguém sabe disso?

É preciso passar a mensagem certa para quem precisa e, para isso, é essencial conhecer estratégias de marketing para divulgar o seu negócio de forma autêntica, eficiente e clara, passando pelas fases de posicionamento, definição de cliente ideal e produção de conteúdo relevante.

Além disso, isso é tema para um outro post bem mais detalhado!

10 – Persista e seja resiliente

Confie em você e persista! Eu sei, às vezes o perfeccionismo e o medo nos impedem de seguir, mas não podemos deixar de enfrentar esses sabotadores para dar o próximo passo.

Nós somos as únicas responsáveis pela vida que queremos (tem um post falando só sobre isso aqui –  http://www.glauciacoutinho.com.br/gc/autorresponsabilidade-tenha-a-vida-que-deseja/ – e se é sucesso que você busca, você precisa acreditar em você e parar de se comparar a outras pessoas.

Não desista dos seus sonhos, da sua vontade de crescer e de liderar o seu mercado. Persista!

Você é capaz!

 

 

 

0 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest