Blog, Empreendedorismo, Mindset

Mude o mindset: você se desafia?

mude-o-mindset-voce-se-desafia

Todas as vezes que fiz mudanças na minha carreira, fui movida por essa frase da Eleanora Roosevelt: “Você deve fazer as coisas que acha que não consegue fazer”. Mude o mindset!

Não vou dizer que quando trocava de “emprego”, eram épocas tranquilas, porque não eram.

Sempre gostei de desafios, de aprender coisas novas e de ir além do limite. Ficava desmotivada quando o trabalho caia na rotina e quando decidia mudar, não tinha ninguém que me segurasse.

Antes de colocar a mão na massa e começar a descobrir se daria conta ou não meu novo “emprego”, eu ficava ansiosa, dormia pouco e tinha a sensação de que seria difícil! No fundo eu queria era empreender de verdade. De assumir que sempre quis ser empresária e que não queria ter meus sonhos limitados por decisões estratégicas das empresas nas quais eu vinha trabalhando.

Quando decidi pedir demissão para fazer o que eu mais tinha MEDO, ouvi das pessoas que eu mais esperava apoio, que eu não ia conseguir. Ouvi coisas do tipo: “no início você vai gostar, mas quando cair na rotina você vai se arrepender dessa decisão. Pense bem ante de fazer uma loucura dessas!” ou “Por quê você não continua trabalhando e toca o seu negócio em paralelo?” e muitas outras frases desencorajadoras. Quer mensagem pior do que deixar subentendido que a pessoa acha que você NÃO VAI CONSEGUIR?

Mude o mindset!

Quando decidi pedir demissão para assumir que queria ser empresária, eu estava trabalhando, pouco mais de 2 anos, com um “chefe” que passou grande parte do tempo me tirando da minha zona de conforto. Vivia me dizendo que não aceitava que outras pessoas dissessem o que ele deveria fazer e só pensava em inovação e pioneirismo para o negócio e para a vida pessoal dele, o tempo todo.

De tanto eu me desafiar e fazer coisas que eu achava que não dava conta, para entregar os projetos dele, comecei a me surpreender com os resultados que eu vinha alcançando. Todos foram muito além dos que eu já tinha conquistado. E olha que não foram poucos! Minha autoestima subia, eu me sentia mais confiante e cada dia que passava eu ansiava cada vez mais por colocar o meu projeto NEGÓCIO PRÓPRIO em ação. Fiquei viciada por fazer as coisas que eu achava que eu não ia conseguir.

Resumindo, comecei a acreditar que eu daria conta de qualquer coisa que eu verdadeiramente decidisse fazer. Desde que eu fosse humilde e persistente para avaliar os cenários e não desistisse na primeira dificuldade.

E assim eu venho fazendo com cada desafio que aparece na minha frente. Se por algum motivo me sinto resistente a determinada atividade ou projeto, já sei, lá no fundo, que vou acabar me dedicando a exatamente essa atividade.

Continuo tendo resultados acima dos imaginados e fico feliz em perceber que a cada desafio superado, me sinto mais forte e mais capaz! Quanto mais eu faço, mais quero e não consigo me imaginar tendo uma atitude diferente desta!

E você? Existe alguma coisa que você acha que não consegue fazer? Como você se sente em relação a essa sensação de querer e achar que não consegue?

O recado que deixo é: Tente primeiro antes de achar que não consegue! Mude o mindset!

NÃO SE AUTOSABOTE JÁ NA LARGADA!

0 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest