Empreendedorismo

Por que o Tesouro Direto é o queridinho das Mulheres?

tesouro direto queridinho das mulheres

Eu quero começar falando um pouquinho do cenário da mulher no mundo dos investimentos.

Para quem não sabe, eu sou uma grande curiosa em relação a participação das mulheres no mundo dos investimentos.

Acho que a gente tem um milhão de motivos a mais para investir do que os próprios homens. Pensem aqui comigo nos dilemas que a mulherada de hoje tem que passar. Vou dar um exemplo super simples e gostaria que vocês pensassem a respeito:

  • Quando a gente pensa em aumentar a família, para o homem o que realmente muda? E para a Mulher? A primeira coisa é: como fica meu emprego? Para o homem muda alguma coisa depois que ele vira pai?
  • Não, né? Ele volta a trabalhar depois a licença paternidade, nas mesmas coisas que trabalhavam antes, garantindo os mesmos bônus.

O fato de ter filho não impacta na vida profissional e financeira do homem.

Agora vamos pensar na nossa situação:

  • A gente tem um filho (a), fica 4 meses fora do trabalho (provavelmente período que será descontado dos seus bônus) e volta para um projeto menor, por que agora ela tem filho (puro preconceito) e não tem tempo para se dedicar 100% ao trabalho.

Enfim, existe sim diferença física, emocional e FINANCEIRA na vida da mulher, depois que ela tem filhos. 

É ai que eu entro. 

Eu fui gestora de Recursos Humanos e briguei bastante, por igualdade, enquanto estive dentro na iniciativa privada. Nunca aceitei salários diferentes, nem para mim, nem para as demais funcionárias da empresa.

Acredito que a mulher volta da licença maternidade mais fragilizada, por ter que deixar seu bebê sozinho, mas muito mais objetiva e focada, com as suas atividades do dia-a-dia.

Sabe por quê? Por que ela quer dar o seu melhor e voltar para casa para ficar pertinho da sua cria.

Ficava de coração cortado quando via mulheres voltarem ao trabalho, por não terem criado outras opções financeiras. Por não ter escolha!

A pergunta que fica: faz sentido você não poder usufruir de coisas importantes da sua vida, por que você seguiu o “padrão da sociedade” e não se preparou para fazer diferente?

Bem, estou sim, chamando a responsabilidade para a gente.

O que você faz para se preparar e para diminuir essa desigualdade? Nada. Sabe por quê? Por que a grande maioria das mulheres morre de MEDO de investir. Já passou da hora da gente esperar alguém fazer alguma coisa por nós e começarmos a agir. Vamos deixar de ser ingênuas e começar a olhar o nosso dinheiro de forma diferente.

Como um meio que nos dá possibilidade de fazermos melhores escolhas. Escolhas que façam sentido para a gente.

Por isso que digo que é muito mais urgente, para a mulher começar a investir agora do que para os homens. 

Uma parte das mulheres já acordou e começou a estudar e investir. Por isso a notícia que tenho a compartilhar é muito boa!

Nos últimos anos, a quantidade de mulheres investindo no Tesouro Direto praticamente quintuplicou. Hoje, 30,2% dos investidores da plataforma do Tesouro Direto são mulheres.

Em contra partida, no último ano o número de mulheres que investem em ações na Bolsa de valores caiu quase 9%.

E por que esse grande aumento de investimentos na Plataforma do Tesouro Direto?

Bem, vou elencar aqui alguns diferenciais positivos, que atraem, quase hipnotizam, as mulheres para investir nos títulos públicos brasileiros:

  1. São investimentos extremamente seguros (mais seguros até do que a poupança)
  2. Rentabilidade acima da média de mercado 
  3. Alta liquidez (você consegue sacar a qualquer momento)
  4. Autonomia – você não depende de ninguém para fazer ou sacar os seus investimentos.
  5. Tem opções Prefixada, pós fixada e atrelada a indicadores de inflação.

As mulheres que estão mais antenadas e já estão se preparando para o futuro, já viram que a opção da vez não é mais a poupança e sim os títulos do Tesouro Direto. 

Apesar de representarmos 30,2% de mulheres investindo na plataforma do Tesouro Direto hoje, esse número é muito baixo. Se levarmos em consideração que somos aproximadamente 109 milhões de mulheres no Brasil (2019), veremos que somente 1 milhão está investindo no Tesouro. Isso representa 1% (um por cento) da população feminina no Brasil.

Então, se você está buscando informações de onde começar a investir, de forma segura e simples, a melhor opção é o Tesouro Direto.

O motivo dessa modalidade de investimento ser, realmente, o queridinho da mulherada, é a segurança e facilidade de realizar os investimentos.

Agora, me conta. Está esperando o que para conhecer melhor e começar a fazer escolhas que fazem mais sentido para você? 

Imagem de 3D Animation Production Company por Pixabay

0 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest