Blog, Empreendedorismo

Você sabe investir?

voce-sabe-investir

A Mulher sabe investir o dinheiro que ganha?

Caderneta de Poupança? CDB? Fundo de renda fixa? Ações?

Certamente você já ouviu esses termos diversas vezes. Já se sentiu um pouco confusa e insegura em relação a como investir o seu dinheiro, não é mesmo?

A cada dia o ‘obscuro’ mercado financeiro se torna palco de histórias de sucesso de muitas mulheres em todo o mundo. Se estamos sendo cada vez mais protagonistas como empreendedoras, chefes de família e conquistando mais espaço e autonomia financeira, está na hora de quebrar alguns paradigmas. Vamos acabar de vez com essa falsa ideia de que mulher faz compras por impulso. Além disso, que não entende nada sobre economia e não sabe aplicar o dinheiro que ganha.

A verdade é que esse distanciamento em relação ao universo das finanças está enraizado em nossa cultura, e o processo de mudança dessa realidade é lento. Quem dera pudéssemos trocar algumas aulas tão específicas de matemática (com conteúdos que nunca conseguimos aplicar em nosso dia a dia), por disciplinas realmente úteis, que nos ajudassem a desde cedo entender um pouquinho melhor sobre assuntos tão relevantes em nosso cotidiano, como organização financeira e investimentos, não é mesmo? (quem aí não gostaria de ter aprendido em uma aula, por exemplo, a como fazer sua declaração de imposto de renda? rs).

Por que temos preconceito com o tema investimento?

O tema investimento faz muita gente torcer o nariz porque a maior parte dos brasileiros não está em dia com as próprias finanças. Ou seja, não consegue se planejar para manter as contas em dia, que dirá separar uma parte dos ganhos para aplicações. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, 58% dos brasileiros admitem que nunca ou raramente dedicam tempo a ações de controle de suas vidas financeiras, e 17% dos consumidores acabam recorrendo ao cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo para fechar os gastos do mês – entre os jovens, esse número sobe para 24%.

E se ter o controle do orçamento é fundamental para todos, que dirá para quem está trilhando um caminho como empreendedora! Porque iniciar um negócio próprio exige muita dedicação ao tema e vai muito além de fazer todas as manobras possíveis para não fechar o mês no vermelho. Se você souber como fazer com que seu dinheiro também contribua para o crescimento do seu negócio, certamente alcançará o sucesso de forma mais rápida, e na internet tem muita informação bacana à disposição.

 

Quatro passos essenciais antes de começar a investir

 

1.Invista em mudar sua mentalidade                                      

Só a gente sabe o verdadeiro valor de nossos ganhos mensais, né? Porque horas e horas de dedicação estão envolvidas com aqueles números na conta ao final do mês. Não podemos nos esquecer deles quando vamos tomar uma decisão de compra. Portanto, é preciso dar ao seu dinheiro a importância que ele merece!

 

2. Invista em poupar

Muitos especialistas no tema saúde financeira recomendam estipular um percentual fixo de seus ganhos mensais para ser poupado. Esse valor deve ser investido. Além disso, também é importante ter uma reserva de fácil acesso para situações emergenciais, porque dependendo do investimento o acesso ao dinheiro não é imediato.

 

3. Invista tempo

Como comentei um pouco antes, tem muito conteúdo bacana disponível na internet. Tem muita gente legal traduzindo esses materiais com uma linguagem super acessível e até mesmo divertida.

Outra opção mais convencional é procurar uma das várias consultorias financeiras existentes. Elas podem te dar clareza a respeito de seu perfil enquanto investidora. Mais importante do que isso, ajudar e até sugerir boas opções de como você pode aplicar seu dinheiro.

 

4. Invista em organização

Outra coisinha fundamental – e que eu também custei a começar a usar – são planilhas de organização. Hoje não vivo sem!

Elas ajudam muito a entender direitinho como você distribui seu dinheiro ao longo do mês. Portanto, ajudam a visualizar onde pode melhorar seu comportamento! rs.

 

A partir daí, você com certeza já vai sentir segurança e então ficará mais fácil tomar decisões. Em especial, decisões sobre como investir seu dinheiro para ganhar mais e acelerar a conquista de seus objetivos e sonhos!

Gostou do texto e quer saber mais? Acompanhe nossos artigos sobre como nós mulheres podemos desvendar o mercado financeiro. Porque esse é um dos assuntos que estou empenhada em compartilhar com vocês.

0 Comments
Share

Gláucia Coutinho

Articuladora de empreendedorismo feminino, coach e empresária. Especializou-se em ensinar empresárias a obterem a mais alta performance de seus próprios negócios.

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Pin It on Pinterest